"Universo Português"

GOVERNO NÃO DEVOLVE DESCONTOS INDEVIDOS
Inacção do governo pode levar trabalhadores de consulados portugueses dos EUA a entrar em greve
Cabo Verde 10,8 mil milhões de escudos cabo-verdianos (98,2 milhões de euros), dos quais 3 mil milhões de escudos (27 milhões de euros) foram procedentes de Portugal, 2,4 mil milhões de escudos (21,8 milhões de euros) da França e 2,1 milhões de escudos (19 milhões de euros) dos Estados Unidos.
Quando esteve em Newrak em 28 de Setembro, o primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves considerou que as remessas dos emigrantes cabo-verdianos têm um "papel decisivo" no crescimento económico do seu país.
"As remessas enviadas pelos cabo-verdianos espalhados pelo mundo têm um papel decisivo e extremamente importante no crescimento da economia cabo-verdiana e agora também porque há já cabo-verdianos a investir no seu país, sobretudo em projectos turísticos, mas outros também investem nalgumas empresas em Cabo Verde através da Bolsa de Valores" - disse então Lusa o primeiro-ministro que chefia o governo do país desde 2001.
Os cabo-verdianos residentes nos Estados Unidos, depois de durante muitos anos serem a maior fonte de remessas para Cabo Verde, ocupam desde 2003 o terceiro lugar nesse fluxo de divisas. Depois de durante muito tempo, Cabo Verde contar as remessas dos emigrantes como o maior contributo individual para o PIB (Produto Interno Bruto) , o sector do turismo tornou-se em 2006 o de maior contribuição (20%) para o Produto Interno Bruto, segundo o relatório semestral do Banco de Cabo Verde publicado em Fevereiro passado.
O governador do banco central considerou na altura a secundarização das remessas como "uma alteração estrutural da vida económica cabo-verdiana".
Quando visitou Newark em Setembro, e referindo-se ao sector turístico, o primeiro-ministro salientou que aponta para o turismo boa parte do "projecto ambicioso de infra-estruturização" dos seus governos. Falando dessas infra-estruturas, o primeiro-ministro disse que elas visavam criar as circunstâncias ambientais mais favoráveis ao desenvolvimento do turismo" e exemplificou: "Nós em 2001 tínhamos um único aeroporto internacional (Sal), mas desde então já inauguramos o aeroporto internacional da Praia, em Outubro vamos inaugurar o aeroporto internacional da Boavista e depois iremos inaugurar um quarto aeroporto internacional na ilha de S. Vicente. Estamos a asfaltar as estradas, a modenizá-las e temos um programa ambicioso de modernização dos portos em que só o da Praia vai absorver cerca de 90 milhões de dólares". Referindo que o orçamento geral do estado ronda os 500 milhões de dólares, o chefe do governo cabo-verdiano adiantou ainda a existência de 200 milhões de dólares para investimentos e um pacote de investimentos privados de mais de 600 milhões de dólares, já aprovado para 2007, na área do turismo e noutras áreas, como a indústria do calçado, confecções, e indústria ligeira voltada para as exportações.
Fonte: Luso-Americano Online

Comentários

Mensagens populares