Desde 1992 a formar "craques" do Futebol!

O Grupo Desportivo Luzense iniciou a sua actividade em 1992 e desde aí que tem contribuído para o mundo do futebol na formação de alguns grandes jogadores. Actualmente o mais bem sucedido é Mário Melo que stá ainda em início de carreira futebolística a sério. Mário representa a nossa freguesia, as escolas do Luzense e o próprio Sport Clube Marítimo nas selecções da Associação de Futebol de Angra e vai actuar no Jamor no próximo fim-de-semana.
No caso de Márcio Melo, este teve o auge da sua carreira "mágica", mas conturbada por muitos castigos e estadias nos Estados Unidos por motivos profissionais, nas últimas duas temporadas, onde venceu 3 troféus ao serviço pelo Luzense e foi na temporada passada o melhor marcador do Campeontao de longe, isto mesmo contando com o mês em que teve sem competir e as muitas lesões que arrecadou na época passada. Este ano, inexplicavelmente, decidiu não jogar futebol. O "mágico" das belas fintas, da excelente visão de jogo e das "cambalhotas à Fernado Couto", faz falta ao Luzense e ao futebol da Graciosa, que ficou sem emoção, com raríssimas ocasiões de golo e que está afastando o público ainda mais dos estádios.
Nelson Melo, por seu turno, nunca foi uma "malabarista" do futebol mas tem uma vasta experiência e muitos anos de sub-capitão do Luzense, bem como de patrão do Luzense com uma visão de jogo e passe longo extraordinários. Este sempre teve boa técnica, embora não seja jogador de procurar o "um contra um". Faz falta ao clube a sua boa forma, a qual esta temporada ainda não encontrou.
Marco Arruda, um central que se formou nas escolas do Luzense, embora tenha passado pelas camadas jovens do Praiense e pelos séniores do Guadalupe, iniciou a sua carreira no Luzense, tanto de camadas jovens como já em sénior. Ele é muito eficiente na defesa, muito calmo, inspirando confiança ao resto da equipa, sendo o primeiro, por vezes, a iniciar boas jogadas de ataque organizado e a pensar o jogo. É um central moderno, embora por vezes um pouco lento quando apanha advesários mais rápidos. Muito bom no jogo aéreo e melhor central do apuramento para a Taça de Portugal na época passada que serealizou em S.Jorge, este tem um poderio físico tremendo (por si só já trabalha em construção civil e trabalha muito a componente física) e é o central mais temido pelos avançados graciosenses, que até se assustam só de o verem por perto. é um fenómeno no Luzense e espécie de "pai" da defesa.
Pedro Salvador é outro dos grandes defesas centrais da Ilha Graciosa, formado também no GDL. é o Capitão do Luzense já à largas temporadas, notabilizando-se pela sua grande entrega ao jogo e pelo bom uso dos golpes de cabeça. "Salvador como muitos o chamam, integrou uma das melhores equipes de formação do Luzense, juntamente com Márcio Melo, Nelson Melo e José Machado (José Macaca), jogadores os quais venceram todas as provas do campeonato de Iniciados (época 92/93), tendo mesmo Márcio Melo apontado perto de setenta golos.
Falemos agora de Luís Carlos. Com duas épocas nos escalões de formação do Luzense e início de carreira sénior no Praiense, Cueca, como lhe chamam, é o mais pequeno jogador do futebol sénior na Graciosa e o mai veloz, tendo sido aplidado por um comentador jorgense de futebol por "SPEEDDY GONZÁLEZ"! É de facto emocionante ver este jogador a jogar em plena forma. Na época anterior foi o segundo melhor marcador na Graciosa ao serviço do Luzense mas este ano ainda não apareceu em grande. Quando este começar a brilhar...ninguém o vai parar. Com a sua capacidade de finta rápida em velocidades excessivas, delicia os adeptos do futebol na Graciosa. É um jogador que apenas lhe falta a capacidade no futebol aéreo devido à sua baixa estatura.
E por hoje ficamos por aqui no novo Espaço de Crónica sobre a História do Luzense.

Comentários

Mensagens populares