Filarmónica União Popular Luzense - Época Musical 2007/2008

A Filarmónica União Popular Luzense apoia a nossa claque nas nossas actividades de apoio ao Luzense nos diversos recintos desportivos da Ilha Graciosa. Falando um pouco da sua estrutura, na vertente musical ninguém sabe quem faz o elo de ligação entre os ensinadores de música, isto é, entre os professores da Escola de Música da FUPL e a Direcção da Instituição Musical da freguesia da Luz. Quanto à Escola de Música da FUPL, esta é chefiada pelo Maestro Luís Aguiar e por João Leite. O principal Maestro da Filarmónica e Coordenador Musical da nossa filarmónica estreou-se a dirigir uma banda filarmónica na nossa FUPL em 1997. Passados onze anos, Luís Aguiar mantém a sua "paciência" e continua à frente da nossa banda musical. João Leite, por seu turno, é o professor dos mais jovens, dos músicos que estão em início de formação musical e que ainda frequentam apenas os Ensaios Individuais e as aulas de Formação Musical. No entanto, achamos apenas dois professores é um número ainda reduzido para as necessidades da nossa escola musical. É necessário apostar nos jovens músicos que pertencem à nossa filarmónica e cativá-los para o Ensino da Música, colocando os mesmos num patamar de ensino mais especializado, como por exemplo na vertente instrumental, visto que apenas João Leite tem actualmente disponibilidade para tal, sendo difícil ao mesmo estar sempre verificar as dificuldades e as potencilidades dos jopvens músicos. Recorde-se que um ser humano só tem duas mãos e dois pés. Temos executantes com possibilidade de auxiliar o nosso extraodinário músico João Leite no ensino instrumental, tais como o Fábio, o Bráulio, o César Santos, entre outros nomes bem conhecidos na vida musical da nossa freguesia.
Fazendo um pequeno balanço da Direcção da nossa FUPL, o actual Presidente é o músico George Ortins, sendo o seu "número 2" o senhor Ramirinho. Por vezes lá aparece o senhor Fernando e o senhor José Inácio, que vão dando uma ajudinha aos restantes membros dos órgãos sociais da nossa filarmónica. Onde estão os restantes membros? Será que esta Direcção só tem dois membros a full-time e outros dois apenas em regime de part-time? Que se passa na Direcção da FUPL há já mais de 5 anos? Quem poderá responder as estas questões? Não sabemos...não acham o mesmo? É uma situação difícil, mas também temos de atender ao facto de que ninguém apresenta propostas inovadoras. Muitos críticos (muitos deles nada de música percebem) crticiam a nossa Filarmónica mas não apresentam soluções nem listas concorrentes. Há quanto tempo já não vemos a realização de novas eleições na FUPL? Certamente, já se passaram alguns anos após o último acto eleitoral que decorreu naquela instituição.
Após esta pequena, mas mesmo muito breve, retrospectiva da actualidade na nossa Filarmónica União Popular Luzense, esperamos que todos os luzenses façam uma reflexão sobre tudo o que se passa na nossa filarmónica da nossa maravilhosa Luz.

Comentários

Mensagens populares