Espaço "Ultras"

Fernando Mendes, líder há uns já alguns anos da claque do Sporting Juventude Leonina, é um líder emblemático que é levado como um ídolo para a maior fatia dos líderes das já imensas claques portuguesas. Este é o chefe máximo da claque mais antiga de Portugal e, sem margem para qualquer dúvida, a melhor do país.
Com longos anos de experiência como dirigente desta imponente claque leonina, Fernando Mendes levou a Juve Leo além fronteiras, mantendo relações privilegiadas com as principais claques italianas, que são consideradas as melhores e mais violentas claques a nível mundial.
Os fundadores da Luso Canalha inspiraram-se em muitos aspectos na Juve Leo e, especialmente, nas virtudes que detém o seu líder Fernando Mendes. A capacidade de liderança, de fazer com que seja ouvida a sua palavra a nível nacional é de destacar. Porém, este detém algumas características menos boas, fruto do seu passado e do factor massas populares. Dono de um porte físico assustador e com o símbolo do leão tatuado nas suas costas, Fernando Mendes é um verdadeiro ultra leonino! Lembram-se da invasão de campo por parte da Juve Leo, numa reacção às provocações de Zahovic num dérbi em Alvalade entre Sporting e Benfica? Fernando Mendes estava lá, claro, e foi parado a tempo de evitar tragédia maior pelo, então, director desportivo do Sporting Clube de Portugal. Este líder está lá para o mal e para o bem, está sempre presente.
Fernando Mendes é o principal mentor do nosso lema de fundação da claque, através do tão ouvido e conhecido nacionalmente "Só eu sei, porque não fico em casa". Este foi o nosso lema de início de uma caminhada que já vai longa. Em 2002 nascia uma espécie de renascimento da Juve Leo, apoiando cores diferentes, que são o azul e branco inscritos no símbolo do nosso glorioso Luzense.
A Luso Canalha, repetindo um dos nossos ideais incutidos logo em 2002 no nosso pequeno grupo de apoio ao Luzense, é uma claque de índole festivo e pacífico. Fazemos festa onde não há festa. Presentes ou não nas bancadas dos estádio por onde passa o nosso GDL, estamos sempre a apoiá-lo!
Em 1976 nasceu a melhor claque do país, a Juventude Leonina (Juve Leo). No início do Século XXI surgiu a melhor claque da Ilha Graciosa e uma das melhores e mais antigas dos Açores: nós os Ultras Luso Canalha 2002.
Redacção: Tiago Santos

Comentários

Mensagens populares