Freguesia da Luz poderá estar no topo da criminalidade não apurada na nossa ilha

Como é do conhecimento da maior parte da população residente na Freguesia da Luz, nos últimos 20 anos, a nossa freguesia tem verificado vários tipos de criminalidade, tais como atentado à integridade física, furtos e violência doméstica, estranhando-se o facto de não existirem dados estatísticos nem estimativas do número de crimes praticados na nossa freguesia.
A Luz poderá estar no topo da criminalidade na nossa ilha, atendendo à reduzida população que lá reside. Nos últimos anos existe um sentimento de insegurança, com os cidadãos a não se atreverem a deixar as portas de casa destrancadas! Os crimes que tiveram maior ocorrência, pelo menos nos últimos 10 anos na nossa freguesia, foram furtos, nomeadamente o desaparecimento misterioso de elevadas quantias monetárias em dinheiro vivo. Também verificam-se todos os anos roubos, que não são alvo de queixa junto das autoridades competentes, de elevadas centenas de galinhas e pintos, quase na sua totalidade ao mesmo dono, caça de pombas em plena via pública, furtos as laranjeiras e a vinhas (por vezes existem casos em que os donos das vinhas, enquanto levam alguma quantidade da vindima para casa, os oportunos furtam-lhes o resto das uvas) e furtos a residências de sexagenários e idosos com idade muito avançada.
Mais grave ainda deverão ser as estatísticas de assaltos às sedes do Grupo Desportivo Luzense e Filarmónica União Popular Luzense. Esta última foi a a mais fostigada com furtos de tabaco, elevadas quantias de dinheiro e furtos de chocolates e algum material sonoro, bem como os estragos materiais, nomedamente com vidros partidos.
O cofre da FUPL já foi parar uma vez ao quintal da vizinha, a Senhora Irene Santos, após um violento assalto de que a nossa filarmónica foi vítima.
No que diz respeito à sede do Grupo Desportivo Luzense, fechaduras completamente destruídas, máquina de tabaco assaltada, furto de enormes quantidades de tabaco, e outros produtos para consumo, criaram elevados prejuízos àquela instituição. Felizmente, nos últimos anos o controlo da segurança naquele estabelecimento foi apertado e, com as melhorias nas infrastruturas em termos de segurança, os assaltos diminuiram.
Estes assaltos a instituições pertencentes a associados na nossa freguesia não são, na sua maioria, alvos de queixas apresentadas nas entidades policiais. Há um clima de descrença na capacidade da PSP e da GNR resolverem estes casos. Existe uma enorme descrença na justiça.
As forças de segurança só passam pela nossas freguesia para multar os pobres que já levam um longo historial de alcoolismo, ou então para aplicar coimas e multas aos jovens que circulam em veículos motorizados.
A solução para resolver, ou pelo menos atenuar, estes problemas é aumentar o policiamento na nossa freguesia. Colocar, por turnos, um ou dois polícias fixos na freguesia da Luz poderá ser um mecanismo que permita diminuir a criminalidade no Sul da Freguesia da Luz. Elaborar estatísticas e estimativas e efectuar um acompanhamento em campo deste tipo de criminalidade poderá ser outro meio de controlo.
Redacção: Tiago Santos

Comentários

Mensagens populares