Magazine "Universo Luzense"

Bairro Social Abaixo do Fragoso necessita de urgente intervenção devido ao alto nível de degradação. Na reunião realizada na passada semana o presidente da Junta de Freguesia da Luz, António Silveira, reconheceu o excelente trabalho efectuado pela Câmara Municipal na asfaltagem das Canadinhas e da Folga, bem como as obras que está a executar na Canada das Urceiras que irá beneficiar muito os lavradores e chamou a atenção para a Canada do Picanço que necessita de obras de beneficiação. António Silveira ainda agradeceu a apoio prestado pelo Município no desaterro para construção da casa mortuária da freguesia e solicitou uma urgente intervenção no Bairro Social Abaixo do Fragoso que se encontra bastante degradado. Ainda relativamente àquele bairro, sugeriu a intervenção dos Serviços de Acção Social para tentar resolver alguns problemas sociais.
Fonte: Rádio Graciosa
É difícil acreditar que naquele bairro existem moradores a viver muito abaixo do limiar mínimo em termos económicos e financeiros. Mas esses casos existem no principal bairro social da nossa freguesia. Há que tentar, pelo menos, remediar esta situação. Mas os recursos da nossa Junta de Freguesia são excassos e não podem solucionar e atenuar todos os problemas sócio-económicos da Luz. Contudo, existem lá pessoas que vivem relativamente bem, mas é um número de moradores menos significativo.
A Acção Social tem de ser para todos, mas existe ainda muita gente a receber apoio social, não por falta de oportunidade de angariação de emprego nem por incapacidade laboral, mas sim por falta de motivação e não trabalham praticamente porque não querem.
Porém, há casos de sobreendividamento na nossa freguesia, sobretudo naquele tão badalado bairro social do Sul da Ilha Graciosa. A Luso Canalha teve oportunidade de tomar conhecimento de um caso grave, associado à exclusão social, marginalidade e carência de apoio social e psicológico a um indivíduo cadastrado residente na Freguesia da Luz, com o agravamento de não ter electricidade em casa nem gás em garrafa, sendo um cidadão divorciado há já algum tempo.
Casos desta natureza têm de ser resolvidos, através de melhor apoio social e maior acompanhamento no terreno com o intuito de evitar o agravamento deste tipo de necessidades e o surgimento de novos casos de elevada delicadeza.

Comentários

Mensagens populares