Ranking Luso Canalha das filarmónicas graciosenses em actividade na actualidade

A Luso Canalha decidiu elaborar, mais uma vez, um ranking sobre a actividade cultural e musical das quatro filarmónicas graciosenses. No nosso último ranking, na liderança estava a Sociedade Filarmónica União Praiense, seguida da Filarmónica União Popular no segundo posto da classificação e por fim a União e Progresso Guadalupense e na cauda do ranking a Recreio dos Artistas.
Desta vez decidimos elaborar uma classificação com conteúdos e formulação diferentes. Iremos apresentar algumas considerações sobre cada uma das bandas que condiramos de um grau de importância muito significativo, nomeadamente as grandes vantagens e desvantagens de cada uma destas instituições. Temos uma novidade: as cotações serão para vários aspectos e com variação entre 0 a 10 valores. Mais tarde, com o decorrer da temporada musical de 2010, apresentaremos um novo ranking das filarmónicas da nossa ilha.

Filarmónica União Popular Luzense

A Filarmónica União Popular Luzense está numa fase de renovação de músicos e com um projecto musical novo, e, no nosso entender, cativante para os músicos e sócios da banda. A restauração da sua sede, embora a passos curtos, é um aspecto muito positivo do trablaho que tem sido realizado na FUPL. A FUPL apresenta o mesmo presidente há vários anos, o que na opinião de muita gente é prejudicial à banda. Mas factos são factos. O seu actual presidente tem renovado, para melhor, a sua Direcção, embora tenha um apsecto negativo nesta mesa renovação de ideias e de caminhos a percorrer na filarónica da Luz: não se conseguiu manter o antigo número 2 da Direcção, que foi muito importante durante mais de 10 anos na estrutura e funcionamento da FUPL. A filarmónica do Sul da ilha Graciosa teve uma importante mudança na sua equipa de orquestração e regência, subindo de posto João Leite, sendo este o actual maestro da FUPL.
O actual maestro tem feito um excelente trabalho e os músicos têm colaborado e contribuindo para esta melhoria musical da banda. A União Popular Luzense tem feito um excelente investimento na renovação do instrumental, o que contribui para uma melhoria muito satisfatória da qualidade sonora da banda.

Qualidade musical da FUPL: 6 valores (em 10 possíveis)

Direcção: 8 valores

Maestro: 7 valores

Instalações: 7 valores

Instrumental: 8 valores

Melhor: contra-cantos e trabalho do maestro

Pior: falta de músicos nas suas fileiras.


Sociedade Filarmónica União Praiense

A Sociedade Filarmónica União Praiense foi durante largos anos a melhor dos Açores, mas actualmente encontra-se numa fase de estagnação, estando em recuperação lenta de uma forte crise de qualidade musical. Apesar da quebra, a SFUP nunca deixou de ser a melhor filarmónica da nossa ilha em quase todos os aspectos desde 1989, data da entrada de António Melo na orquestração desta filarmónica tão prestigiada a nível regional. Em 2009, a SFUP demonstrou muitas dificuldades, principalmente nos nipes dos clarinetes e contra-cantos, pois tem dois músicos jovens e com valor já demonsrado e com já afirmados no panorama musical da nossa ilha se encontram fora da ilha Graciosa, isto nos contra-cantos, e por falta de bons clarinetistas e por alguns se encontrarem fora da ilha a prosseguir estudos. A SFUP não conseguiu fugir à fuga de excelentes músicos para o estrangeiro e para fora da nossa ilha, perdendo muitas das suas jóias musicais, o que precipitou também um pouco a saída também do seu antigo maestro, o melhor que os Açores já teve: António Melo. O seu actual maestro não se tem demonstrado ao nível do anterior, mas tem sabido manter a SFUP num patamar superior em relação às outras bandas filarmónicas da Graciosa, principalmente porque tem a ajuda dos músicos-base desta banda que tocam com um estilo próprio incutido na banda por António Melo, um estilo único nos Açores, pois a SFUP é a única que o tem. A SFUP tem um magnífico espaço para Karaokes e festas, tendo as melhores instalações das quatro bandas.

Qualidade musical da SFUP: 8 valores

Direcção: 9 valores

Maestro: 9 valores

Instalações: 9 valores

Instrumental: 9 valores

Melhor: reportório único e cativante e o seu estilo musical, sendo a melhor nos pormenores.

Pior: percursão.








Comentários

Mensagens populares