Ranking Luso Canalha das filarmónicas graciosenses em actividade na actualidade

A Luso Canalha decidiu elaborar, mais uma vez, um ranking sobre a actividade cultural e musical das quatro filarmónicas graciosenses. No nosso último ranking, na liderança estava a Sociedade Filarmónica União Praiense, seguida da Filarmónica União Popular no segundo posto da classificação e por fim a União e Progresso Guadalupense e na cauda do ranking a Recreio dos Artistas.

Desta vez decidimos elaborar uma classificação com conteúdos e formulação diferentes. Iremos apresentar algumas considerações sobre cada uma das bandas que consideramos de um grau de importância muito significativo, nomeadamente as grandes vantagens e desvantagens de cada uma destas instituições. Temos uma novidade: as cotações serão para vários aspectos e com variação entre 0 a 10 valores. Mais tarde, com o decorrer da temporada musical de 2010, apresentaremos um novo ranking das filarmónicas da nossa ilha.
 
 
Filarmónica Recreio dos Artistas - Santa Cruz da Graciosa
 
A Filarmónica Recreio dos Artistas deve todo o seu trabalho e as condições que tem para a prática musical ao seu presidente da Direcção e à sua maestrina, sendo a única nos Açores. Vânia Bettencourt, quer gostem ou não, tem feito um bom trabalho naquela banda filarmónica, dinamizando a banda com reportório variado, embora muitas vezes havendo mistura abusiva entre reportório para arraiais e reportório próprio para concertos em recintos fechados e em festas com maior relevo e projecção musical na nossa ilha. A Recreio dos Artistas é uma das filarmónicas que faz mais actuações na nossa ilha e apresenta uma direcção trabalhadora e empenhada. A Filarmónica Recreio dos Artistas peca pela falta de músicos de outras bandas na sua orquestra e por não ter esperado que se fizesse, através do diálogo entre as várias filarmónicas, uma orquestra que albergue músicos da Academia Musical e de todas as filarmónicas graciosenses. À Filarmónica Recreio dos Artistas faltam-lhe mais músicos experientes e pensar noutros voos, bem como escolher músicas mais simples que estejam mais adequadas à qualidade da banda. A Recreio dos Artistas tem uma boa Escola de Música e muito boas instalações.

Qualidade musical da FRA: 6 valores

Direcção: 8 valores

Maestrina: 9 valores

Instalações: 8 valores

Instrumental: 8 valores

Melhor: Direcção forte, bom trabalho da maestrina e criação de uma boa Escola de Música.

Pior: falta de músicos de qualidade acima da média.


Filarmónica União e Progresso Guadalupense


A Filarmónica União e Progresso Guadalupense foi a filarmónica que mais evoluiu nos últimos anos. A entrada de uma nova Direcção forte e com uma visão mais aberta ao mundo exterior. A FUPG terá instalações próprias num futuro próximo e tem como presidente o actual delegado da Graciosa na Federação de filarmónicas dos Açores. A FUPG tem, no seu maestro, um exemplo de dedicação à banda, nunca deixando cair a FUPG. A FUPG necessita de um reportório mais vivo e de tocar marchas graves mais curtas e mais vivas nas procissões.

Qualidade musical da FUPG: 7 valores

Direcção: 9 valores

Maestro: 7 valores

Instalações: 4 valores

Instrumental: 8 valores

Melhor: Direcção e espírito de união na banda

Pior: falta de instalações próprias e falta de músicos mais tecnicistas e com qualidade acima da média.









 

Comentários

Mensagens populares