Rescaldo da Temporada Futebolística Graciosense - Escalão Sénior





A Época Futebolística Graciosense de 2009/2010 no Escalão Sénior ficou marcada, uma vez mais, pelo título de campeão de ilha alcançado pela equipe do Graciosa Futebol Clube, isto depois desta mesma formação ter feito uma recuperação incrível.

Em relação à Torneio de Preparação, primeira prova das competições da Ilha Branca, o Sporting Clube de Guadalupe foi o vencedor, não dando qualquer hipótese aos adversários, equipe a qual demonstrou um futebol agradável tendo em atenção que ainda se desenrolava o início de época. O Grupo Desportivo Luzense apesar de ter sido a única equipe a medir forças com a formação leonina não consegui mais que ostentar o segundo posto desta mesma prova. No terceiro e último posto ficou o Graciosa Futebol Clube, formação a qual realizou um mau início de temporada, aliado à juventude do plantel e aos reajustes que esta mesma equipe foi fazendo ao longo deste período. A equipe Santacruzense investiu mais tarde, num plantel com muitas novidades na qual se destacam o recrutamento de muitos jogadores oriundos de Portugal Continental e do Brasil, como são os casos de Bruno Alves, Varela, Júnior e de Alan.
No que diz respeito à principal prova do patamar Fuebolístico Graciosense, campeonato, a formação do Graciosa saiu vencedora e apenas na última jornada, sendo considerado por muitos, um dos campeonatos mais disputados nos últimos dez anos. A equipe Santa Cruzense acabou por levar de vencida como já foi referido, na última jornada, jogo realizado no Municipal da Luz contra a formação da casa, o Luzense. Foi um campeonato onde até as últimas três jornadas o Sporting local denominava por completo, não só por ser a equipe mais regular mas, porque os aversários estavam na mó de baixo, caso do Lzense onde os problemas disciplinares foram uma constante ao longo do mesmo, apresentando muitas vezes equipes formadas por jogadores de segunda linha. Também, a formação do Graciosa se encontrava em fase de construção do plantel, tendo mesmo a meio da prova trocado de treinador, troca a qual foi bem sucedida levando a equipe a sagrar-se bi-campeã graciosense.
Assim, a formação do Sul da Ilha Branca, o Luzense, orientada pelo Técnico Rui Melo acabou o Campeonato na terceira posição apenas a três pontos do líder da prova, seguindo-se na segunda posição a equipe do Sporting de Guadalupe e no primeiro posto da classificação a equipe do Graciosa Futebol Clube. Uma das surpresas do campeonato foi a forma como o anterior técnico da formação leonina, Manuel Leonardo, saiu do clube, pois, naquela altura, encontrava-se no primeiro posto a cinco pontos dos segundos classificados.
Como representante da Ilha Graciosa ao Apuramento de Campeão da AFAH, a formação do Graciosa não conseguiu alimentar o sonho da subida ao Terceiro Escalão do Futebol Português (Série Açores), fixando-se na terceira posição com um ponto, fruto do empate em casa com a equipe do Sport Clube Vilanovense formação a qual sagrou-se campeã da AFAH. O segundo posto ficou a cargo da formação da Ilha de São Jorge, o Clube Desportivo Velense, com sete pontos. Apesar da equpe santacruzense ter realizado um mau apuramento, destaca-se pela positiva as exibições do jovem jogador Rui Marques, o qual apesar de estar em condições físicas algo delibitadas conseguiu realizar excelentes exibições, isto em comparação com os restantes colegas.
Terminado o Campeonato e em paralelo com a Fase de Apuramento ao Campeão da AFAH, seguiu-se a Taça AFAH/Ilha Graciosa, prova a qual o Sporting Clube de Guadalupe sagrou-se vencedor, seguindo-se a equipe do Luzense na segunda posição e na terceira e última posição a equipe do Graciosa Futebol Clube.
Finalmente, a última prova do patamar Futebolístico Graciosense, a Taça Ilha Graciosa, foi uma vez mais arrecadada pela formação do Sporting local, sendo que na final realizada no Fim-de-Semana passado esta levou de vencida a equipe oriunda do Sul da Ilha Branca, o Luzense, por duas bolas a zero. na última posiçaõ ficou a equipe do Graciosa Futebol Clube.
Destaca-se durante toda época mas pela negativa, as exibições da arbitragem local, onde em diversos jogos as sanções disciplinares foram uma constante muitas das vezes desadecuadas às situções ocorridas. Outro dos temas em que não podia deixar em claro,foi o facto de que apesar da equipe do Luzense ter uma boa equipe os problemas disciplinares ocorridos durante a época prejudicaram em muito as suas actuações.




Redacção: Nuno Santos

Comentários

Mensagens populares