As boas vindas do Luzense aos EUA




O Grupo Desportivo Luzense e a sua História

 


O Grupo Desportivo Luzense iniciou a sua ainda curta mas magnífica caminhada em 1992, mais precisamente no dia 8 de Setembro de 1992, na última década do século XX.

O Luzense teve dificuldades no início da sua actividade, as quais são normais em qualquer clube com a dimensão do nosso glorioso da freguesia da Luz. Com um reduzido número de associados e com escassos patrocínios, o G.D. Luzense foi mantendo a sua actividade desportiva com poucos recursos e sempre com enormes dificuldades em constituir um elenco directivo que pudesse manter a actividade todos os anos.

 
Ao longo da sua caminhada árdua de afirmação no panorama futebolístico graciosense e até a nível regional, o Luzense, por diversos motivos, suspendeu a sua actividade por duas vezes, a última das quais durante um período de uma temporada.

No Histórico do emblema do Sul da "Ilha Branca", contam-se as conquistas de 3 TAÇAS AFAH ILHA GRACIOSA e uma TAÇA ILHA GRACIOSA, todos estes troféus no escalão principal. Em infantis, o Luzense arrecadou diversos troféus, tendo sido a conquista de um campeonato de ilha a maior conquista do glorioso da Luz neste escalão.

Em Júniores B, contam-se vários vice-campeonatos e alguns toféus nas últimas duas temporadas. Actualmente, a trabalhar com as escolas de formação do Luzense está o Presidente do Conselho Directivo o Luzense, Nelson Melo, e ainda Dércio Silva, responsável pelos Júniores B (Juvenis) e jogador do plantel sénior do Luzense na presente época que agora finda.

 

Grandes figuras da História do Luzense

 

No que diz respeito às grandes figuras que fizeram nascer o Luzense, não poderíamos deixar de destacar algumas individualidades que marcaram a vida do Grupo Desportivo Luzense. Deixamos um grande agradecimento ao senhor Fernando Mesquita, antigo Presidente da Junta de Freguesia da Luz, que foi um dos fundadores do nosso clube do coração, o Luzense. O grande mentor do Hino do Luzense, Jorge "Cabecinha", tal como é mais conhecido na nossa pequena freguesia, também ficou no coração dos luzenses, pois foi dele a ideia do logotipo do Grupo Desportivo Luzense. Na altura, segundo este tão nobre músico açoriano e reconhecido adepto do Luzense, a ideia seria dar um tom de vermelho ao símbolo do Luzense e aos seus equipamentos. Acabou por vingar o azul, o preto e o branco, as cores da bandeira do Luzense.

Também temos de individualizar alguns grandes nomes do Historial do Luzense. Baltazar Machado, Faustino Melo, os patrocinadores do Luzense ao longo da sua ainda curta "vida", Rui Jorge Melo, entre outros antigos dirigentes do clube tiveram um papel preponderante ao longo da actividade desportiva desta instituição de reconhecido mérito.


 
Fernando Mesquita

 

Todos nós estamos gratos ao senhor Fernando Mesquita, pois foi ele o grande obreiro do projecto desportivo e social do Grupo Desportivo Luzense. Fernando Mesquita foi quem construiu os alicerces do nosso glorioso da Luz. Foi este mítico adepto do Luzense e antigo Presidente da Junta de Freguesia da Luz quem tirou as medidas ao campo da Luz para a construção daquele recinto deportivo, o qual tem o maior rectângulo de jogo da nossa ilha. Fernando Mesquita construiu as bases com a equipa da Casa do Povo da Luz, a qual iria despoletar da nossa freguesia para voos mais altos através da fundação de uma equipa de futebol federada na Associação de Futebol de Angra. Nascia o Grupo Desportivo Luzense. Esta grande individualidade luzense merece um grande salva de palmas e merece claramente um busto em sua memória em frente à Junta de Freguesia da Luz ou,até mesmo, nas imediações do Campo Municipal da Luz, pois foi ele o grande mentor do futebol da nossa freguesia.

 

A Câmara Municipal assumiu sempre um papel preponderante no apoio ao Luzense, quer através do Campo Municipal da Luz, quer através de financiamentos regulares, mas só já no decorrer deste mandato Manuel Avelar, recém eleito na Presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reuniu todas as condições para a colocação do relvado sintético no Municipal da Luz, dotando o nosso glorioso de excelentes infrastruturas desportivas para a prática desportiva, inciando um nova era no panorama futebolístico do Luzense e de todos os cidadãos da nossa freguesia. Todos os Luzenses estão gratos e radiantes com o trabalho do actual Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar, em prol da nossa freguesia.

 
Actualmente o Luzense tem o apoio imprescendível da Junta de Freguesia da Luz e tem constituídos três plantéis: Júniores D, Júniores B, Séniores e ainda duas equipas séniores de Futsal, uma masculina e outra feminina.


 

Historial Desportivo do Luzense

 

O Luzense, só neste século conseguiu a sua primeira participação numa prova de âmbito regional, tendo disputado na nossa ilha o Apuramento do Representante da AFAH para a Taça de Portugal, recebendo e batendo no Sintético de Guadalupe o Urzelinense por uma bola a zero, com um golo de Mário Melo, actualmente jogador luzense com mérito reconhecido a nível regional. No segundo encontro, o Luzense falhou o objectivo ao deixar-se derrotar pelo Barreiro da ilha Terceira por duas bolas a uma, com golo do Luzense de André Almeida de grande penalidade. Esta foi uma conquista da Direcção comandada por Rui Jorge Melo. Já com o prestigiado treinador de futebol Fernando Correia, em 20006/2007, o Luzense fez a sua primeira viagem para disputar uma prova fora da nossa ilha, novamente o apuramento para a Taça de Portugal. No ano seguinte, na Presidência de Orlando Miguel Santos, actualmente o único Médico Veterinário formado da nossa freguesia, o Luzense tornou-se no primeiro clube graciosense a disputar a Taça Região Autónoma dos Açores, que veio substituir a antiga Taça Açores, prova esta última que foi extinta. Actualmente. o Luzense é comandado por um dos melhores jogadores de todos os tempos do clube, um dos capitães de equipa, sendo um dos jogadores mais dedicados ao futebol na estrutura do Luzense. Estamos a falar de Nelson Melo, o homem que pegou no Luzense numa altura complicada, recuperando a mística do clube

O Luzense volta este ano ao convívio com os nossos emigrantes radicados nos Estados Unidos da América para demonstrar toda a magia do futebol praticado na ilha Graciosa.

 

Os nossos emigrantes

 

É com muita pena que não vos mostramos o título de campeão graciosense pois não o vencemos na presente temporada que agora termina, mas voltámos agora a este país para os nossos adeptos e simpatizantes que cá refizeram as suas vidas e constituíram família e vida profissional para vos darmos alegrias e matar saudades.

O Luzense aqui esteve na década de 90 do século passado. Estamos aqui para jogarmos e convivermos com os nossos emigrantes e endereçamos a todos os nossos agradecimentos por estarmos aqui para vos dar as maiores alegrias. Se não fosse todo este apoio dos nossos emigrantes ao nosso Luzense, não estaríamos aqui todos reunidos.

 

A Claque do Luzense

 

A claque do Luzense tem como sua denominação, Ultras Luso Canalha 2002. A Luso Canalha, nome pela qual é mais conhecida, foi fundada em 2002 por cinco jovens adeptos fervorosos do Luzense: Tiago Santos, Nuno Santos e os irmãos Aristides Romeiro, Tiago Romeiro e Roberto Romeiro. Actualmente a Luso Canalha tem mais de 50 membros e tem um grande ojectivo em mente: criar o Núcleo das Comunidades dos EUA e Canadá. Para concretizar esse sonho da Luso Canalha, os seus membros contam com a colaboração dos nossos emigrantes. Os Ultras Luso Canalha 2002 querem estar bem representados pelos nossos mais recentes membros emigrantes nos EUA durante toda esta digressão do Luzense nos Estados Unidos da América.

A Luso Canalha é actualmente liderada por Tiago Santos, membro fundamental no funcionamento deste grupo de apoio ao Luzense. A Luso Canalha está no mundo da internet em vários sítios da net. No youtube temos um vídeo intitulado "Luso Canalha 2002" que fala um pouco da História da Luso Canalha. Criámos um blogue em 2006, o www.lusocanalha.blogspot.com . Temos ainda o blogue dos mais antigos membros da claque, o www.veteranosdalusocanalha.blogspot.com e ainda temos um site: www.lusocanalha.no.comunidades.net .


 

Redacção: Tiago Santos (Líder dos Ultras Luso Canalha 2002 - claque de apoio ao Luzense que está representada nesta digressão por alguns jovens presentes na comitiva).


 

Comentários

Mensagens populares