Faustino em entrevista para o nosso blogue!

Foi mais um natal em que a grande individualidade da freguesia da Luz Faustino Melo comemorou junto de todos dos luzenses e, principalmente, com a sua família. Sendo um homem da casa e muito valorizado por todos os membros da Luso Canalha, pelo menos pelos actuais membros do nosso grupo, tem apresentado um projecto de continuidade e aperfeiçoado toda a sua vontade de fazer mais e melhor pela freguesia da Luz.


Luso Canalha - Antes de mais, o nosso profundo agradecimento pela sua disponibilidade em responder às nossas questões. Qual o balanço que faz deste natal a nível do projecto Luso Canalha, o qual demorou a concretizar-se, mas que ao fim de um ano foi finalmente posto em prática?

Faustino - O balanço que eu faço ao vosso projecto é um balanco bastante positivo, um trabalho de louvar, pois iniciativas destas devem ser apoiadas por todos os luzenses, uma vez que é para o bem da nossa freguesia.

Luso Canalha (L.C.) - A sua presença na sua terra natal, a freguesia da Luz, é sempre muito aguardada pelos verdadeiros impulsionadores da nossa freguesia. Sente-se sempre muito bem recebido e acarinhado pelos adeptos do futebol na nossa freguesia?

Faustino - Sim, até à data, tenho sido sempre bem recebido por todos, quer seja pela direcção, quer seja pelos jogadores,quer seja pelos adeptos.

L.C. -Que balanço faz da festa de natal da Luso Canalha neste passado natal de 2010? Terá faltado, no seu entender, maior participação dos luzenses e mais apoio das principais entidades da nossa freguesia?

Faustino - Faço um balanço bastante positivo. Na minha opinião, iniciativas destas devem ser sempre recebidas e apoiadas por todos, quer seja pelas entidades principais da freguesia quer seja pelos próprios Luzenses, porque se nós luzenses não apoiarnos as nossas festas, quem á que vai apoiá- las.

L.C. - É do conhecimento de todos o seu apoio incessante à Luso Canalha. Quais as suas perspertivas para a Luso Canalha, o grupo de luzenses que apoia o Luzense e a Filarmónica União Popular Luzense? Sente necessidade de haver alguns reajustamentos na nossa forma de divulgação da nossa freguesia?

Faustino - A minha perspectiva sobre os "Luso Canalhas" é uma perspectiva positiva. Mais uma vez, iniciativas como estas e pessoas com vontade de levar a nossa freguesia mais longe devem ser louvadas e apoiadas. Na minha opinião, devemos fazer sempre mais e melhor em prol da nossa terra. Se haverá maneiras melhores e diferentes de o fazer é possivel que sim, mas deixaria isso para as pessoas do vosso grupo, que estão encarregues de fazer esse trabalho, pois eu sou da opinião "de que cada macaco em seu ramo".

L.C. - A opinião pública luzense ficou claramente surpreendida com o seu afastamento inesperado em relação ao Grupo Desportivo Luzense na presente temporada. Foi criada uma polémica desnecessária, à qual você não está minimamente ligado, em torno deste tema. O que terá faltado na realação Luzense-Faustino e na relação Faustino Melo-Luzense? Todos sabemos que são águas passadas mas é um tema que ainda ficou por esclarecer publicamente pelos vários intervenientes, embora no passado natal tenha havido uma reaproximação das duas partes.

Faustino - Com todo o respeito, eu nao me vou pronunciar sobre essa polémica. Se existiu, ou existe, nao me apercebi de nada. Faustino Melo continua e continuará sempre à disposição do referido clube para os ajudar com tudo que esteja ao meu alcance.

L.C. - Entrando mais profundamente na festa de natal da Luso Canalha que decorreu no passado dia 23 de Dezembro de 2010, tudo correu como inicialmente estava previsto ou faltaram alguns pormenores importantes? Que lição retira deste evento que foi inédito na nossa freguesia e que contou com o seu alto patrocínio e da Filarmónica União Popular Luzense, bem como da M.M. SOLUÇÕES FASHION e de Geroge Ortins? Tivemos cabrito à casa, entre outras iguarias.

Faustino - Não me querendo repetir, na minha opinião correu tudo bem, acho que foi uma óptima ideia, a qual teve um grande sucesso. A Filarmónica União Popular Luzense ter-se juntado a esta iniciativa foi uma óptima ideia, pois somos todos Luzenses, e quantos mais melhor. O meu alto patrocínio, como voces lhe chamam, foi unicamente uma ajuda como qualquer outro Luzense daria se estivesse no meu lugar. O cabrito à casa estava uma delícia. Foi pena não termos dois estômagos para comer mais, assim como toda a outra comida estava muito boa. Não há motivos para criticar a ementa. Espero que este evento se volte a repetir.

L.C. - Quanto ao poder temporal, ao poder político, acha que deveria haver uma intensificação dos apoios da nossa junta à Filarmónica União Popular Luzense? Sendo o Faustino um músico da casa e de longa data, tem certamente uma opinião formada sobre esta questão. Fale-nos um pouco do que pensa que é urgente melhorar. Todos nós sabemos que as obras na sede da nossa filarmónica têm sido apoiadas pelo actual executivo da Câmara Municipal e que os resultados estão à vista de todos.

Faustino - Tal como disse anteriormente, para estes fins, todas as ajudas são poucas. No meu entender, todos devemos ter o dever de ajudar estas iniciativas. A junta de freguesia devia ajudar mais a nossa filarmónica, mas atendendo à "crise" que atravessamos torna-se dificil apoiar todas estas iniciativas por igual, mas tenho a certeza e fé de que os nossos políticos irão fazer o melhor para continuarem a ajudar estas instituições.

L.C. - Falemos agora da tão badalada Canada Nova. na freguesia da Luz, onde o Faustino tem uma casa de férias. A manutenção da boa circulação rodoviária naquela artéria turística não se tem demonstrado constante. Em tempos aquela estrada continha plantas quase maiores do que a altura do Faustino. Que nos tem a dizer em relação a esse assunto?

Faustino - No meu entender, acho que nao deveria ser só esta canada que deveria estar limpa, já que é acessível a todos, pois quando somos visitados, nao só pelos de "casa" mas também pelos de fora, fica bem termos a nossa freguesia limpa e aceada para que todos tenham uma boa impressão da nossa freguesia.

L.C. - Qual a sua opinião em relação às principais obras que foram feitas na nossa freguesia? As termas e as piscinas do Carapacho foram obras importantíssimas para o crescimento econonómico da nossa ilha e da nossa freguesia. E as pequenas obras feitas mais no centro da nossa freguesia? O que pensa sobre elas?

Faustino - Acho que todas elas foram obras necessárias para o desenvolvimento da nossa freguesia e são uma mais-valia para a freguesia e Ilha pois necessitamos de iniciativas destas para o desenvolvimento económico da nossa freguesia e Ilha. Não querendo criticar o trabalho de ninguém, na minha opinião acho que o quebra-mar que protege as termas talvez não seja o suficiente para proteger as mesmas no futuro. Também julgo que devia haver mais um acesso entre as duas piscinas para que os utentes podessem ter acesso ao fundo das mesmas. Mais uma vez, repito que isto é unicamente a minha opinião, nãoo estou a criticar o trabalho de ninguém, e todas as obras que foram feitas estao óptimas, nao sei quais são as pequenas obras a que a luso canalha se refere no centro da nossa freguesia.

L.C. - Falámos de obras feitas pela própria junta e pela Câmara Municipal no Centro da nossa freguesia. O actual pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Luz tem feito um excelente trabalho na nossa freguesia, quer através do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz, quer através das obras na Igreja como na sala de Velório. Este é apontado como o rumo certo a tomar em prol da restauração dos nossos monumentos religiosos e que são claramente o grande património arquitectónico e histórico que temos na nossa freguesia. O que nos diz em relação a todo o trabalho desenvolvido neste sentido?

Faustino - Acho que o nosso Pároco está de parabéns. Ele tem sido incansável nesse sentido. É sem dúvida que partilho da mesma opinião que vocês. O trabalho de recuperação do património arquitectónico deve ser apoiado e ampliado. Parabéns Sr. Padre Dinis.

L.C. - Que principais pontos retira do primeiro ano deste mandato quer na Câmara Municipal quer Junta de Freguesia da Luz pelos actuais autarcas?

Faustino - Não sendo residente a "tempo inteiro", da freguesia talvez eu não seja a pessoa mais indicada para responder a esta pergunta com mais detalhe. De qualquer forma, acho que o actual presidente da câmara, no primeira ano de mandato, está a fazer um excelente trabalho. Agora quanto à junta de freguesia da Luz, não há muito para dizer.

L.C. - Passando a falar no futuro da nossa freguesia, o que prentende para a nossa pequena localidade no Sul da Ilha Branca? Que pojectos tem em mente para a Filarmónica União Popular Luzense, para a Luso Canalha e até para o próprio Grupo Desportivo Luzense?

Faustino - No que diz respeito a projectos para o Futuro? A Filarmónica União Popular Luzense está bem encaminhada, a Luso Canalha de igual modo. Agora quanto ao nosso Grupo Desportivo, acho que partilho da opinião de muitos Luzenses. Acho que devíamos trabalhar mais para podermos chegar um pouco mais longe e podermos sonhar mais alto, pois temos condições para isso. Mas tenho confiança nas pessoas que se encontram à frente destes três grupos que farão tudo para podermos fazer mais, melhor e chegar mais longe.

L.C. - Muito obrigado pela sua entrevista, contamos consigo para uma próxima oportunidade e para a promoção do nosso grupo, a Luso Canalha, sempre com o objectivo de melhorar a nossa freguesia.

Faustino - Só me resta agradecer esta oportunidade que me deram de ser entrevistado pelo blogue da Luso Canalha. Espero não ter ofendido ninguém com as minhas respostas e, se o fiz, desde já peço desculpa, pois o fim não era esse. Também aproveito para agradecer a todos os Luzenses que, de uma forma ou outra, ajudam no crescimento e desenvolvimento da nossa freguesia. A todos um bem haja. E como ja disse no passado e volto a repetir, estarei sempre à vossa disposição para tudo o que seja necessário para o desenvolvimento da nossa querida e saudosa freguesia da Luz. Um abraco saudoso para todos. Até breve.

L.C. - A Luso Canalha estará sempre receptiva à colaboração do Senhor Faustino Melo em busca das melhores soluções para a resolução dos problemas que mais afligem os luzenses. Mais uma vez, o nosso muito obrigado por ter aceite o nosso convite para mais uma grande entrevista para o nosso blogue. Esta foi a primeira grande entrevista do ano de 2011 no blogue informativo da Luso Canalha. Num futuro próximo, contamos entrevistar João Leite, maestro da Filarmónica União Popular Luzense, e George Ortins, Presidente do Conselho Directivo desta filarmónica, numa iniciativa conjunta com o blogue da Filarmónica União Popular Luzense.

Esta entrevista tem todos os seus direitos reservados à Luso Canalha e a Faustino Melo.

Comentários

Mensagens populares