Igreja da Luz comemora 401 anos com o resultado da obra do padre Dinis que primou pelo património muito rico da Igreja na nossa ilha


Dedicação da Igreja da Luz

Pinturas da capela culminam obras de restauro  

 AB2_8502.JPG


Meio milhão de euros e cinco anos depois, está como nova a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Luz. O edifício foi restaurado por dentro e por fora e tem o primeiro carrilhão do grupo central. Ao lado foi construída uma sala de velórios.
As pinturas do tecto da capela que era de madeira, à semelhança do corpo da igreja, foram as obras mais recentes e inauguradas esta semana. A dedicação do templo, presidida pelo Bispo de Angra, ocorreu no passado domingo.
Na impossibilidade de estarmos na cerimónia, por razões profissionais, onde também esteve presente do secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, fomos conhecer o novo rosto da capela e conversar com o pároco responsável pelas obras.


 


Obras continuam no Centro Social

A Paróquia da Luz construiu a sua primeira ermida há mais de 400 anos. Mas a actual igreja é já o terceiro templo da freguesia mais pequena da Graciosa, que já não atinge os 700 habitantes e está mais afastada da sede do Concelho.
Muitos colaboraram em jantares de angariação de fundos na ilha e nas comunidades de emigrantes. Foi também essencial o apoio das entidades públicas, designadamente as autarquias locais e o governo, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
Agora, é no Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz que prosseguem as obras. As obras destinam-se a abrir um Centro de Dia para Idosos, onde já funciona um Centro de Convívio, o Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, um ATL e a loja RIAC.
Dos 5 anos de trabalho nas paróquias de Guadalupe e da Luz, o padre Dinis Silveira deixa as igrejas restauradas, centros paroquiais novos e salas de velório. Em Agosto vai sair da Graciosa para prosseguir a sua formação em Roma.




Fonte: Luís Costa - Graciosa Online

Comentários

Mensagens populares