Obra de excelência do senhor Padre Dinis devidamente valorizada


Pe Dinis Silveira congratula-se com votos de louvor


Foi no blog "Christus Vinchit" que o Pároco de Guadalupe e Luz expressou os seus agradecimentos às diversas entidades que procederam aos votos de louvor ao próprio, pelo seu trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos na Graciosa. A Assembleia Municipal, a Assembleia da Freguesia da Luz e a Junta de Freguesia da Luz, expressaram os seus agradecimentos pela forma como o Pe. Dinis Silveira tem trabalhado pelas suas igrejas, bem como pela influência que tem tido pelos lugares que ele foi passando.

"Reunida em sessão ordinária, a Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora da Luz e a Junta de Freguesia Nossa Senhora da Luz, decidiu dirigir-me um voto de louvor, agora registado em acta, exprimindo o seu reconhecimento por um trabalho pastoral, aqui desenvolvido por cerca de cinco anos, nas paróquias que me foram confiadas e em diversas áreas. Esta iniciativa encontrou eco na Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que também quis associar-se com um voto de louvor. Faltaria à verdade se não confessasse a minha natural alegria por aquelas iniciativas, que reconhecidamente agradeço. Mas faltaria igualmente à verdade se omitisse que o que se conseguiu fazer se deveu ao generoso empenho da esmagadora maioria dos fiéis das comunidades que servi e aos que se encontram emigrados, à confiança que em mim depositou o Governo Regional dos Açores de molde a prontificar-se sempre a secundar com verbas substanciais as diversas iniciativas que tomei e à amizade e apoio que encontrei, antes de mais no nosso Bispo, Senhor D. António de Sousa Braga e nos colegas que comigo trabalham nesta parcela da nossa Diocese. E depois, vem-me à mente muitos e muitos sacerdotes, professores, médicos e autarcas, que se imolaram ao longo de toda uma existência, pelo bem comum, por amor de uma Causa
que abraçaram, não tendo muitas vezes, mais do que a gratidão de Deus, que tudo conhece e que é ao fim e ao cabo, o único prémio pelo qual vale a pena correr no estádio da vida. Para um Padre, é seu dever empenhar-se pelo rebanho que Deus lhe concedeu para o santificar, ensinar e orientar. No entanto, reconhecer o esforço que um Padre faz em favor das comunidades a ele confiadas, é obra de poucos. Quando tal acontece, é justo dizê-lo, a pessoa ou entidade que o faz, nobilita-se e honra-se, pois revela ser capaz de ver para além dos limites que sempre os há, em tudo o que é humano, a grandeza do esforço e do querer ser coerente com a missão e com as expectativas que nos são depositadas. Fica aqui pois a minha homenagem ao Clero e Povo desta Ilha Graciosa e o meu obrigado às instituições de governo local, que quiseram, por amizade, deixar um tão significativo registo da minha passagem por esta Ilha, da qual guardarei sempre, as mais gratas recordações.


Pe.Dinis Manuel Branco Silveira


VOTO DE LOUVOR DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA GRACIOSA

Na qualidade de deputados municipais temos a obrigação de reconhecer o mérito e valorizar o trabalho em favor das nossas populações. Na hora da despedida do Senhor Padre Dinis Silveira, que, como é conhecido, deixará a nossa ilha no próximo mês de agosto, importa deixar marcada nesta Assembleia Municipal a sua passagem pela Graciosa. O Senhor Padre Dinis Silveira,depois de chegado à Graciosa, em 23 de setembro de 2007, para tomar posse como pároco, logo iniciou um processo de requalificação das igrejas das suas paróquias e ajudou a construir ainda Salas de Velório nas freguesias da Luz e Guadalupe. Para além deste trabalho é também reconhecido o seu empenhamento na
defesa de causas sociais. Da mesma maneira que se entregou à requalificação do património religioso, o Senhor Padre Dinis Silveira também se empenhou a sério na dinamização espiritual dos crentes das suas paróquias. Os Graciosenses estão agradecidos e reconhecem o mérito do Senhor Padre Dinis Silveira no exercício das suas funções e no contributo que deu para a construção de uma sociedade mais
fraterna e mais justa. Assim sendo, o Grupo do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa propõe que se emita o seguinte Voto de Louvor:
“A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reunida em sessão ordinária no dia 28 de junho de 2012, louva o Senhor Padre Dinis Silveira pelos relevantes serviços prestados à comunidade Graciosense, quer no exercício das suas funções sacerdotais, quer no seu empenhamento em favor de causas sociais e reconhece que a sua dedicação e a sua persistência marcaram de forma indelével
o trabalho que deixa nesta sua passagem pela Ilha Graciosa”.
Ainda se propõe que se seja dado conhecimento deste voto, além do Senhor Padre Dinis Silveira, ao Senhor Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, à Ouvidoria, aos Senhores Presidentes das Juntas e Assembleias de Freguesia da Luz e de Guadalupe. Santa Cruz da Graciosa, Paços do Concelho, 28 de junho de 2012.
O Grupo do PS na
Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa




Voto de Louvor da Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora da Luz

Foi apresentado pelo Presidente da Assembleia o seguinte voto de louvor: “O desenvolvimento das sociedades modernasdepende muito da dedicação de mulheres e homens que, em seu prejuízo, conseguem criar dinâmicas de grupo em função do bem comum. Este é o caso do Senhor Padre Dinis Silveira. Depois de chegado à paróquia da Luz, em 23 de setembro de 2007, para exercer pela primeira vez o sacerdócio, o Senhor Padre Dinis iniciou um trabalhoso e necessário processo de reconstruçãodo nosso património religioso, nomeadamente requalificando as  igrejas de Nossa Senhora da Luz, de Nossa Senhora de Lourdes no Carapacho e de Santo António na Folga. Em colaboração com a Autarquia, e com a de Sua Exª Reverendíssima o Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, foi construída a Sala de Velório que tanta falta fazia à nossa freguesia. Foi também o mentor da introdução de novas valências no Centro Social e Paroquial, criando, para isso, condições condignas para a implementação de um importante serviço de apoio social que aquela entidade presta à nossa freguesia.
A par deste seu cuidado de preservar o que, afinal, é de todos nós, o Senhor Padre Dinis Silveira não esqueceu o edifício espiritual da igreja de Deus e imprimiu medidas ativas para dinamizar o seu “rebanho”, organizando a catequese para crianças e jovens, fazendo cursos de cristandade e promovendo retiros para a preparação dos jovens para os sacramentos. Foi um trabalho notável feito em muito pouco tempo. Isso só foi possível com muito trabalho, dedicação, espírito de sacrifício e muita persistência, virtudes que marcam a sua personalidade. É por tudo isso que os Luzenses e os Graciosenses estão agradecidos e reconhecem o mérito do Senhor Padre Dinis Silveira no exercício das suas funções nesta paróquia que, como se sabe, termina no próximo mês de agosto. Assim sendo, proponho que a Assembleia de Freguesia da Luz, reunida a 22 de junho de 2012, emita o seguinte Voto de Louvor:
“A Assembleia de Freguesia da Luz louva o senhor Padre Dinis Silveira pelos relevantes e reconhecidos serviços prestados à Freguesia de Nossa Senhora da Luz, no exercício das funções como sacerdote, dinamizador cultural e pela sua entrega em defesa de causas sociais”.
Proponho que se dê conhecimento deste voto, além do Senhor Padre Dinis Silveira, ao Senhor Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, aos Senhores Presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal e ainda a toda a população da Freguesia da Luz, através de afixação na sede da Junta e nas entradas das igrejas desta paróquia.

O presidente da Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora da Luz




Voto de Louvor da Freguesia de Nossa Senhora da Luz

Foi também proposto pela Junta à Assembleia de Freguesia o seguinte voto de louvor: “A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Luz vem propor à Assembleia de Freguesia um voto de louvor e reconhecimento ao senhor Padre Dinis Silveira, pároco desta freguesia desde Setembro de 2007 e que no próximo mês de Agosto termina a sua missão pastoral entre nós. O presente louvor constitui o cumprimento de um dever de justiça. No período que esteve na nossa comunidade, o Padre Dinis desenvolveu uma atividade pastoral empenhada, perseverante e séria, procurando motivar as gerações mais jovens da freguesia e acompanhando, com verdadeiro espírito cristão, os mais idosos e as famílias. Ao Padre Dinis deve-lhe ser reconhecida uma Acão decisiva na recuperação e embelezamento dos imóveis canónicos da Freguesia: Igreja de Nossa Senhora da Luz, Ermidas de Santo António, da Folga, e Nossa Senhora de Lourdes, no Carapacho, que agora agradecemos.
Em colaboração com a Autarquia e com a colaboração de Sua Ex.ª Reverendíssima o Bispo de Angra e Ilhas dos Açores foi construída a Sala Velório, no antigo cemitério anexo à Igreja de Nossa Senhora da Luz, concretizando-se, deste modo, uma infraestrutura há muito pretendida pela Freguesia. Na área social, o trabalho do Padre Dinis também se destacou, nomeadamente pela dinamização do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz e apoio às famílias mais desfavorecidas. Acima de tudo, o Padre Dinis deixará na Freguesia um sentimento de saudade pelo intenso magistério sacerdotal, desenvolvido num espírito cristão de entusiasmo, juventude e generosidade. A população da freguesia da Luz por
tudo isto fica-lhe muito grata e deseja-lhe as maiores felicidades na sua missão pastoral futura.

O presidente da Freguesia de Nossa Senhora da Luz"

e citámos.

Fonte: TC.F

Notas: A Luso Canalha deseja a continuação de óptima missão e de excelentes estudos ao pároco Dinis Silveira e agradece merecidamente todos os serviços que prestou e todo o seu empenho na valorização do património histórico-cultural e religioso da nossa ilha. Ao Padre Dinis Silveira o nosso  louvor.

Comentários

Mensagens populares