Estreia do "Espaço Musical" do nosso blogue




Espaço Musical 





A Filarmónica União Popular Luzense aos olhos de Faustino Melo

"Saiba tudo sobre a cultura musical contemporânea na freguesia da Luz aqui no nosso "Espaço Musical", com músicos, ex-músicos, dirigentes, ex-dirigentes, maestro e antigos maestros da nossa filarmónica e de todas as colectividades ligadas à música na nossa pequena localidade. Haverá lugar para a opinião pública dos cidadãos da nossa freguesia em relação à nossa cultura musical. Vamos aproximar dos luzenses a música produzida na Luz e os projectos em marcha. Queremos manter vivas as nossas tradições. Nesta nossa primeira edição convidámos Faustino Melo, músico bombardinista formado na Filarmónica União Popular Luzense, a qual ajuda como músico sempre que se desloca à sua terra natal, a freguesia da Luz. É actualmente músico a tempo inteiro na Filarmónica de Santo António da cidade de Cambridge, Mass. nos Estados Unidos da América, uma das melhores bandas de emigrantes portugueses, nomeadamente açorianos, naquele país. Faustino tem apoiado a nossa filarmónica, tal como o desporto na freguesia mais a Sul da ilha Graciosa, sendo um apaixonado pela filarmonia e pelo futebol da nossa pequena localidade. Agradecemos-lhe desde já ter aceite o nosso convite.



"Actualmente como músico a part-time também gostaria de dar a minha opinião sobre a Filarmónica União Popular Luzense." 

"Em primeiro lugar, peço desculpa se se alguém não gostar da minha opinião mas podem crer que não é a minha intenção ofender alguém mas sim a pensar sempre no bem da nossa filarmónica que é um orgulho da nossa freguesia da Luz. Vou começar pelo o que eu penso para o bem da filarmónica. Um quarto de ensaio é a o mais importante para uma filarmónica e não o temos, pelo menos em condições para receber os nossos músicos neste momento. É difícil concentrar-mo-nos com pessoas a falar no bar. Também penso que devíamos de abrir o clube todos os dias e não só durante os dias de ensaio, embora sabendo que é difícil mas era uma maneira de os luzenses passarem um pouco a noite jogando cartas, entre outras coisas. Quanto à escola de musica, penso que uma escola de música é também o principal de uma filarmónica. Eu com alguns anitos de música já tenho alguma experiência sobre o que é uma escola de música e em primeiro lugar para ensinar música tem que ser um professor graduado para poder ensinar melhor. É preciso mais condições quanto aos instrumentos, apesar do melhoramento que tem sido feito desde que o George é presidente da banda, e quanto às fardas temos que melhorar. Penso que a nossa filarmónica todas as vezes que sai para tocar devia ir fardada com o seu uniforme, isto quer atrás de uma procissão como atrás do Divino Espírito Santo. Precisamos de uma cozinha para fazer as nossas festas da filarmónica mas também da freguesia, como é o caso das festas de Nossa Senhora da Luz. Voltando à questão do fardamento da banda, deviam sempre tocar fardados. Tanto faz atrás do Divino Espírito Santo como atrás do Senhor santo Cristo temos que melhorar a nossa maneira de estar e de ser da banda em público porque fica feio alguma desorganização que às vezes nota-se em algumas bandas e na nossa também. Temos de incutir isso nos mais novos logo quando começam a aprender música. Temos que ir direitinhos e também é preciso não irmos a falar uns com os outros, pois eu acho que não fica bem. o João Leite tem feito no meu entender um excelente trabalho, embora seja sempre preciso melhor, na minha opinião, fazer mais ensaios por naipes, até talvez fazer só um ensaio geral por semana em dia que o Luzense não tenha treino porque eu entendo que começar um ensaio às nove da noite é muito tarde para as crianças, ficando estas quase a dormir nos ensaios, e para os pescadores e lavradores. Quanto à direcção, em meu entender a actual direcção tem feito um excelente trabalho. O Presidente, George Ortins e o seu vice-presidente, Marco Magalhães, é de louvar a eles e a toda a restante direcção que têm feito o mais que podem para a nossa filarmónica e pela nossa freguesia. Um bem aja a todos eles. 
Como a filarmónica está quase a fazer 75 anos, na minha opinião era uma boa altura para homenagear as grandes figuras do passado da nossa filarmónica, nomeadamente o senhor Adolfo dos Santos, maestro da nossa filarmónica durante muitas décadas e que formou centenas de músicos. ao senhor Manuel da Cunha,  avô materno do actual Presidente e um dos fundadores da Filarmónica União Popular Luzense e também ao senhor Fernando Mesquita, que durante vários anos foi dirigente mas também Presidente da Assembleia Geral da filarmónica da Luz, e ao senhor Valter, residente na Rua do Marítimo em Santa Cruz, que durante muitos anos foi Presidente da nossa filarmónica. Tê-los em conta como exemplos a dar aos nossos jovens e homenagear quem fez parte deste processo de crescimento que a nossa filarmónica teve ao longo dos anos desde a sua fundação é um dever de todos nós músicos da filarmónica da freguesia mais pequena da Graciosa. Devíamos também fazer uma missa, desfile e jantar ou almoço, com um pequeno concerto para todos os sócios, dirigentes, músicos e  famílias de todos eles e convidar a RTP Açores na data da comemoração dos 75 anos da FUPL que serão comemorados no dia 27 de  Março de 2013. 


Cumprimentos a todos os luzenses e a todos os que prestigiam a nossa filarmónica e o meu pessoal agradecimento à Luso Canalha por ser um grupo que impulsiona e valoriza verdadeiramente tudo o que de genuíno e bom há na freguesia e que trabalham em prol de uma freguesia melhor."

Faustino Melo,

Outubro de 2012.



Um exclusivo Ultras Luso Canalha 2002

Comentários

Mensagens populares