Graciosa no top nacional da recolha de lixo




COMUNICADO
                O Secretariado do PS – Graciosa vem, mais uma vez, lamentar que o candidato do PSD à Câmara Municipal utilize a visibilidade que a campanha lhe proporciona para disferir inverdades de um modo gratuito e infundado.
                No debate de ontem na RTP-Açores e em declarações públicas recentes o candidato do PSD tem afirmado e reafirmado que o ambiente na Ilha Graciosa “está uma desgraça”. Nada mais falso e isso pode-se comprovar diariamente pela adesão da maioria da População Graciosense à separação dos resíduos e poderá ainda ser confirmado por entidades nacionais ligadas à problemática dos resíduos.
                No passado tínhamos duas lixeiras a céu aberto e que vazavam diretamente para o mar, uma no Quitadouro e outra na Portela.
                Mais recentemente foi construído um aterro sanitário, mesmo na cabeceira da pista do aeroporto da Graciosa, que recebia todos os resíduos e que os enterrava deixando à geração seguinte um passivo ambiental enorme.
                A Câmara do Partido Socialista, quando entrou em 2009, encontrou a gestão dos resíduos ao completo abandono, verificando-se a recolha de resíduos sólidos urbanos e de vidro separadamente que depois eram depositados no vazadouro controlado e cobertos com terra. A Câmara começou logo a evidenciar esforços para a correcta separação do vidro e ainda mesmo em condições precárias em 2010 começou a enviar contentores de vidro para a reciclagem, deixando assim de "deitar ao lixo " o esforço da população.
                Em 2011, já com a construção em marcha do novo Centro de Processamento e Valorização Orgânica de Resíduos, esta Câmara implementou o sistema de recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos porta a porta  e  no sentido de incrementar essa recolha criou-se uma rede de ecopontos, agora muito recentemente foram disponibilizados os oleões para recolha selectiva dos óleos alimentares usados protegendo assim os solos e a água de futuras contaminações.
                Fruto desse trabalho, hoje podemos afirmar que estamos no caminho certo, pois dos resíduos que produzimos, exportamos 75% para reciclagem e os resíduos orgânico que cá ficam são valorizados por compostagem e devolvidos à natureza e tudo isso com a criação de vários empregos.             
                Este trabalho não é reconhecido pelo candidato do PSD, mas também, sejamos sinceros, nunca esperávamos que o fosse. Felizmente grande parte da população reconhece o trabalho efetuado pela autarquia e existem entidades nacionais certificadoras, independentes e que lidam bem com a verdade e que mensalmente divulgam os dados que colocam o nosso Município em 1º lugar na recolha seletiva do papel/cartão e das embalagens.
                 Graciosa, 18 de Setembro de 2013.

O Secretariado do PS - Graciosa

Comentários

Mensagens populares