Benfica vence e bem com um "MÍSSIL" de Petit!

«Bomba» de Petit faz águia voar
Petit foi decisivo na vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora (0-1). Os encarnados estão agora a um ponto da liderança e recebem o FC Porto na próxima jornada. O campeonato está ao rubro!
A vitória do Sporting no Estádio do Dragão (0-1), no sábado, relançou o campeonato. A pressão passou para o lado do Benfica, que estava «proibido» de perder pontos frente ao Estrela da Amadora, de forma a manter viva a chama do título. Os encarnados mereceram os três pontos, mas a vitória foi bem suada... O golo só surgiu numa «bomba» de Petit, na transformação de um livre a mais de 30 metros. A bola ainda tocou em Daniel, mudou de trajectória e traiu o guarda-redes Paulo Lopes. Petit que chegou a estar em dúvida para este jogo, queixando-se de dores musculares na perna direita, durante o aquecimento. O médio encarnado factura há três jogos consecutivos.
Fernando Santos colocou toda a «carne» no assador, jogando de início com Derlei, em vez do previsível João Coimbra. O Benfica apresentou-se balanceado no ataque, mas fragilizado no meio campo, zona do terreno onde o Estrela estava em vantagem. E sentiu dificuldades em explanar um futebol apoiado, de gizar jogadas com princípio, meio e fim. Também por «culpa» do Estrela, que cumpriu muito bem a missão de cortar as linhas de passe ao adversário e explorar o contra-ataque.
Se bem que o Benfica estivesse muito próximo do golo nos minutos finais da primeira parte, as «coisas» não lhe estavam a correr de feição. Algo teria de mudar na segunda parte... Mas o Estrela regressou mais atrevido do balneário e levou, por duas vezes, o perigo à baliza de Moretto. A primeira por Moses, a segunda por Luís Loureiro, com a bola a bater na trave.
Fernando Santos tratou de mexer na equipa, fazendo entrar João Coimbra, por troca com Derlei. O Benfica melhorou, ganhou maior consistência a meio-campo, carregou no acelerador e criou uma boa ocasião para marcar, aos 63 m, quando Nuno Gomes, sozinho e com a baliza escancarada, não deu a melhor sequência a cruzamento de Simão. O técnico do Estrela respondeu com a entrada do veloz Nuno Viveiros, por troca com o apagado Dário, e voltou a equilibrar o jogo. Adivinhava-se que o golo «só» poderia surgir em jogada de bola parada... E assim aconteceu aos 81 m, quando Petit puxou dos galões e disparou aquele «petardo», a mais de 30 metros.Até final, Nuno Gomes ainda desperdiçou boa ocasião para elevar a vantagem, mas o Estrela também criou algumas situações de perigo, a melhor das quais aos 85 m, por Amoreirinha.Em suma: vitória merecida do Benfica, mas suada. O Estrela dificultou ao máximo a missão dos encarnados, que passava claramente pela conquista dos três pontos. Nem que para tal fosse preciso recorrer à «bomba»...Uma nota final para o trabalho do árbitro João Vilas-Boas. Ficaram por mostrar dois amarelos, mas o lance mais polémico aconteceu aos 69 minutos, quando Amoreirinha puxou a camisola de Nuno Gomes. Lance merecedor do castigo máximo? O árbitro assim não entendeu...... E ainda para Simão. O «capitão» corria o risco de falhar o próximo jogo, com o FC Porto, se lhe fosse mostrado o cartão amarelo. Saiu aos 88 minutos, por troca com Paulo Jorge, sem ter sido admoestado, e vai alinhar no clássico. Estádio José Gomes, na Amadora
Árbitro: João Vilas-Boas (Braga)
ESTRELA DA AMADORA – Paulo Lopes; Rui Duarte, José Fonte, Amoreirinha e Edu Silva; Marco Paulo, Luís Loureiro (Zamorano, 74 m), Tiago Gomes e Daniel (Anselmo, 83 m); Moses e Dário (Nuno Viveiros, 66 m).
BENFICA – Moretto; Nélson, David Luiz, Anderson e Léo; Derlei (João Coimbra, 57 m), Petit e Karagounis; Simão (Paulo Jorge, 88 m); Miccoli e Nuno Gomes (Mantorras, 90 m).Ao intervalo: 0-0Golo: Petit (81 m)Resultado final: 0-1Cartão amarelo a Amoreirinha e José Fonte.
Fonte: Jornal "A Bola"

Comentários

Mensagens populares