Luzense despede-se do seu Campo Pelado este Fim-de-semana





As formações do Grupo Desportivo Luzense no escalão Sénior e Júniores B despedem-se do seu "Campo Pelado" este Sábado em jogos oficiais. O Campo Municipal da Luz vai para obras, o qual irá ser colocado até ao princípio do mês de Setembro deste ano corrente a relva sintética. Esta obra já há muito que os Luzenses e os restantes Graciosenses anseiam, pois, os desportistas e restantes habitantes desta mesma localidade agradecem, onde as condições para a prática do "Desporto Rei" irão ser melhoradas garantindo um futuro risonho no que concerne a este desporto.
Ainda em relação a este "Mítico Pelado", foram muitos os jogos e praticantes que usufruiram deste campo durante quase duas décadas, testemunhando diversos embates emotivos e algumas vezes em condições climatéricas adversas à prática do futebol.
Foi nos seus primórdios, inícios da década de 90, que se registaram os maiores e mais emotivos embates, onde o grupo Desportivo Luzense e o Grupo Desportivo Mocidade Praiense faziam deste campo a sua casa. Como estas duas equipes eram  "consideradas" naquele tempo a quarta e quinta equipe do patamar futebolístico da Ilha Branca, os jogos entre ambas as formações eram "vistas" para muitos amantes do futebol como Finais na disputa dos últimos lugares. Apesar de ambas lutarem pelas últimas posições não descuravam de vez em quando fazer prejuízos nas restantes equipes Graciosenses (Sporting de Guadalupe, Graciosa Futebol Clube Sport Clube Marítimo).
Este "Pelado", no bom sentido da palavra, também serviu durante dois ou três anos de casa para algumas equipes, ccomo foi o caso do Graciosa Futebol Clube, equipe a qual viu-se privada do seu campo (este também era pelado) por motivos de obras (construção de uma Bancada Central e colocação de relva natural) de melhoramento. Foi também no campo Municipal da Luz que se disputou uma final da Taça Açores (substituída agora nos últimos dois anos pela Taça Região Autónoma dos Açores) entre as equipes do Graciosa Futebol Clube, o Madalena da Ilha do Pico, já consagrado Campeão da 3º Divisão Série Açores, o Águia dos Arrifes (Ilha de São Miguel) e o Sport Clube Vilanovense da Ilha Lilás (esta época campeão da Ilha Terceira).
Como não deixaria de registar este momento, associo muitas vezes este campo ao meu iniciar da prática do futebol e a muitos dos futebolístas também criados nesta freguesia do Sul da Ilha Branca. Aquando da construção do Campo de Jogos da freguesia da Luz ainda não existia o Grupo Desportivo Luzense, havia sim, uma equipe da Casa do Povo da Luz, na qual me iniciei para o futebol (nunca tive muito sucesso) e festejei alguns títulos mesmo como eterno suplente. A vitória e os golos dos meus colegas também me alegravam. naquele tempo o Treinador/Presidente era o Senhor Fernando Mesquita, o mesmo que tirou pela primeira vez as medidas ao "Campo Pelado" da Luz.São estes "marcos" que ficam na história de um Clube, de uma Freguesia, dos Adeptos e dos próprios Praticantes.
Em jeito de despediada, e sob a forma filosófica, aqui digo: "Um dia acabou-se o nosso velho Pelado. Amanhã nascerá o Futuro do nosso Futebol".













Redacção: Nuno Santos

  

Comentários

Mensagens populares