74 anos de actividade da Filarmónica União Popular Luzense

Filarmónica da Luz completa 74 anos 

 

"A Filarmónica União Popular Luzense está a caminho das bodas de diamante, completando hoje, dia 27 de Março de 2012, o seu 74.º aniversário. A digníssima Filarmónica União Popular Luzense, recorde-se, foi fundada a 27 de Março de 1938, isto após a existência de uma filarmónica anterior na freguesia, da qual os instrumentos foram levados para a Fonte do Mato, onde lá foi criada uma outra filarmónica. Em 1938, sob clima de quase guerra civil, um grupo de luzenses recuperou o instrumental que indevidamente tinha sido levado para a Fonte do Mato, fundando assim a Filarmónica União Popular Luzense, a qual veio substituir a anterior filarmónica da freguesia. O instrumental foi recuperado e não adquirido como rezam muitos historiadores na Graciosa mal informados. A história da filarmonia na freguesia da Luz é muito anterior À Filarmónica União Popular Luzense. Foi sob ameaça que foi recuperado o instrumental que pertencia à nossa freguesia e foi recuperado sem grande resistência. A filarmonia na Luz começou no início do século XX mas só a 27 de Março de 1938 a F.U.P.L. foi oficialmente reconhecida e criada. Os actuais estatutos foram criados mais tarde, não se sabendo do paradeiro dos anteriores estatutos que tinham sido escritos "à mão"."

Fonte: Site da Filarmónica União Popular Luzense


José Martins Simões foi o primeiro presidente da Filarmónica União Popular Luzense e João Medina o seu primeiro regente. Dos vários nomes que se seguiram destaca-se o maestro Adolfo Santos que dirigiu a banda um maior período de tempo e com ela comemorou as bodas de prata.
A atual sede foi adquirida por duas fases. A primeira, no valor de 10 mil escudos, em 1947, e a segunda parte do imóvel, em 1952, por 24 mil euros.
A banda da Filarmónica União Popular Luzense já actuou em várias ilhas dos Açores e fez uma digressão ao Canadá.
Fonte: Luís Costa - Graciosa Online - esta segunda parte do artigo.

Comentários

Mensagens populares