A enorme freguesia da Luz e parte da sua História numa excelente recolha


Memórias da Luz

No Museu da Graciosa até 15 de julho 

O Museu da Graciosa recolheu em fotografia, os factos que marcaram a Freguesia da Luz no século XX. A exposição pretende resgatar para as novas gerações, valores e saberes da memória coletiva graciosense.
Das 60 fotografias seleccionadas desde o início do século XX, a maioria são inéditas (uma das fotografias mais antigas documenta uma coroação do Espírito Santo em 1908).
"Memórias da Graciosa" é um trabalho de recolha de Lurdes Cunha e Jorge Cunha. A primeira edição refere-se à freguesia da Luz e destaca os aspectos sócio-económicos, culturais e religiosos.
A exposição realça a vida no campo a pesca e o termalismo. Em termos recreativos mostra os piqueniques e as peculiares burricadas, enquanto na cultura se destaca a filarmónica, o teatro e o carnaval. São ainda destacadas duas personalidades da freguesia da Luz: O Dr. José Conde e o Almirante Ortins Bettencourt, que integrou a epopeia aérea de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.    
Além do trabalho impresso em tela há mais fotografias em formato digital. A exposição foi desenvolvida a partir de outubro passado e vai ter uma edição para cada freguesia da Graciosa.
Fonte: Exclusivo Graciosa Online - Luís Costa

Comentários

Mensagens populares